Oi gente eu estava vendo o blog de uma amiga(esse Aqui~seus cretos liamda~) e achei algo muito interessante é como criar uma Fic e tem muitas dicas também,para as garotas ou garotos que estão começando a escrever Fics é ótimo,vale a pena ler.
A ordem dos assuntos será essa:
- O que é Fan Fic e quais são os tipos.
- Como escrever uma Fic.
- Uns sites onde tem Fanfics.
1. O que é Fan Fic e quais são os tipos
Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Ficwriters ou Fictores (não sei ao certo).
Existem três tipos de Fan Fic:
As LongFic, que são as Fanfics mais longas, com geralmente mais de 15 capítulos
As ShortFic, são mais curtas, com no máximo 10 capítulos.
As OneShot, são FanFic de um único capitulo
E as Drabbles, são como as OneShot, porém tem no máximo 100 palavras
2.Como escrever uma Fic
Primeiro: Português
Bom, eu vejo muitas Fanfic escritas de um jeito, como dissemos errado. Na minha opinião e na da maioria é cansativo ler Fanfic, escritas de maneira errada, pois alguns escritores usam gírias, e fica ruim para ler pois para um pode significar algo, mas para outro pode significar uma coisa totalmente diferente. E procurem não usar aquelas carinhas no final da frase ( ex.: 8) , =D , o-0 , U.u , entre outras ) pois elas estragam as Fanfic, aqui vai um exemplo
Errado - Fulano si incontra com seu amigo i dis - eai véio td blz?? =D
Certo - Fulano encontra com seu amigo e diz: -olá amigo, como estás? - ele diz dando um sorriso aberto, de orelha a orelha
Viram a diferença? Assim fica mais fácil de ler, e menos cansativo...
Segundo: Enredo
O Enredo é um pouco mais complicado, pois não vem de uma hora para outra. Mas também não é motivo de fazer clichê. Clichês são histórias que são presumíveis, que são sempre a mesma coisa ou que copiam o que já foi feito (como por exemplo, um episodio de um desenho, ou uma historia já lida e feita por outra pessoa)
Suas historias devem ser sempre originais, sendo que você que faz o começo, meio e o final. Dando mais emoção e prazer de ler.
Terceiro:Tamanho
O tamanho não parece ser importante, mas sim ele é! Uma Fanfic pequena não da emoção pois acaba logo. Os capítulos devem ser grandes e emocionantes, para dar mais vontade de ler mais, aos leitores. Mas não podem ser tão grandes, para os leitores não enjoarem rapidamente.
A descrição não é difícil, mas muitos esquecem dela. Bem, a descrição é importante pois da localização a expressão dos personagens. E bom então descrever, bem o local e o humor que os personagens se encontram (ex.: Eles estavam numa floresta, no qual não se sabia o nome, a floresta tem uma paisagem incrível, com flores de perfumes inigualáveis e arvores altas, haviam alguns animais que deixavam o local único e dava um toque de alegria tanto nos pensamentos, como fisicamente, pelo que percebi no rosto de "Fulano" ele sorria largamente ao observar os pequenos animais correrem e saltarem.)
Quinto:Tabela com as características
Tema: Assunto (Ex.: Amor Proibido)
Ambiente: Lugar onde Tudo acontece ( Ex.: Londres)
Tempo: Cronológico ou Psicológico, que passa na mente do personagem ( Ex.: Tempos Atuais, ou caso for preferir algo de sua preferência na antiguidade coloque algo como, no século XIV )
Narrador: Se ele é um personagem ou um telespectador ( Ex.: 1ª Pessoa, Filipe)
Complicações: Dificuldades pelas quais os personagens passam ( Ex.: Rifa entre familiares, Prisões)
Linguagem: Forma ou Informal ( De preferência formal)
Clímax: Momento de maior tensão ( Ex.: Encontro as escondidas)
Personagens principais: Protagonistas (Ex.: Filipe e Catherine)
Desfecho: Solução do conflito ( Ex.: Eles fogem de Londres para um local quase fora de mapa)
Sexto:Algumas dicas
O Tema: A escolha do tema é o primeiro grande passo, tem que ser algo chamativo, original e que dê para criar conflitos interessantes. Muitos temas as vezes surgem do nada, quando menos esperamos. Tudo pode ser um tema, siga sua imaginação, isso é algo que ajuda bastante na Fanfic.
Criação dos personagens: E de extrema importância para os protagonistas, terem forte personalidade, caracteristicas físicas fáceis de lembrar e defeitos que o tornem mais humano. Não são muitas as pessoas que gostam daquele tipico personagem heróico, modesto e bonzinho que é perfeito logo de inicio. Sempre coloque nele um pingo de egoismo, teimosia e outras coisas... Na hora de colocar o nome, nunca use em inglês como DarkEvil. Crie um nome, não se importe muito com significados. O nome tem que ser algo que você goste ou que para você tenha um significado. Não passe a historia inteira narrando um personagem, pois isso dificulta quando for escrever sobre ele.
Complicações: A critério de sua criatividade, mas se lembre que a Complicação tem grande ligação ao Tema e aos personagens
Narrador: Há dois modos de narrar, ambos dependem de habilidade do escritor com sua modalidade. Narrar em primeira pessoa tem uma grande vantagem para que, curte tempo psicológico: você entra facilmente na cabeça do protagonista, pois você é ele
O problema é que dificulta evitar palavras repetidas como "eu".
Exemplo:
Errado - Eu pensei em digitar, mas eu não queria levantar da cama, minha preguiça não deixava. Então decidi que podia esperar mais dez minutos para que eu enfim levantasse.
Certo - Eu pensei em digitar, mas não queria levantar da cama, minha preguiça não deixava. Então decidi que podia esperar mais dez minutos para que enfim eu me levantasse
O uso do sujeito oculto nesse caso é sempre muito bom. Narrar como telespectador fica melhor para quem gosta de tempos cronológicos e quem não consegue evitar palavras repetidas. Ex.: Daniel cravou sua afiada estaca no peito do vampiro, perfurando a gelada pele do mesmo
3.Sites
NYAH! Fanfiction
AnimeSpirit
Only Animes
Fanfiction.net

0 comentários:
Postar um comentário